segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inovação tecnológica marca debate realizado pela Comissão de Agricultura do Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal discutiu na última sexta-feira (20), a importância da inovação tecnológica na produção agrícola. De acordo com os debatedores, o país tem todas as condições de se consolidar como potência mundial na área, mas para tanto são imprescindíveis investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Entre os principais temas tratados no evento realizado no auditório da Agrobrasília 2011, feira agropecuária do Distrito Federal, destaque para o acesso a inovações tecnológicas e os serviços de assistência técnica e extensão rural. “O Brasil pode ser a grande liderança mundial nessa transição da economia tradicional para a economia verde”, disse o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que presidiu a reunião, ao pedir mais investimentos públicos em CT&I.

O representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lúcio Brunali, também destacou a importância de uma boa comunicação entre órgãos governamentais, institutos de pesquisa e produtores rurais, para que haja não só o uso de novas tecnologias no setor, mas também “que os agricultores sejam beneficiados com transferência de conhecimento”.

De acordo com dados apresentados no evento, o território agrícola brasileiro aumentou 48% nos últimos 30 anos. Já a produção da agricultura registrou um crescimento de 260% no mesmo período. Para Rollemberg, os dados demonstram a importância das inovações tecnológicas para o Brasil, por estas proporcionarem produção maior e com mais qualidade, sem necessidade de aumento exagerado da área plantada.

 
Fonte: Gestão C&T

Nenhum comentário:

Postar um comentário