segunda-feira, 16 de maio de 2011

Destino: Inovação

Um estudo inédito revela os países com o melhor ambiente para inovar. Estados Unidos e Japão não estão no topo da lista

Em tempos de crise, é ainda mais importante para um país ser reconhecido como um ambiente pró-inovação e, assim, atrair investimentos. Mas quais são hoje os países mais inovadores? O Boston Consulting Group saiu a campo para medir quesitos como educação, qualidade da força de trabalho, infraestrutura e desempenho das empresas. Conheça os dez campeões da inovação. (Em tempo: o Brasil não se classificou entre os 30 melhores.)

  • Cingapura
Um esforço de décadas para atrair investimento estrangeiro transformou a pequena ilha do Sudeste Asiático num polo de manufatura, especialmente nos setores petroquímico, farmacêutico e de eletrônicos. O governo financiou a criação de parques industriais focados em inovação que já atraíram 6,4 mil múltis. Também investiu em universidades e incentivou a permanência de estrangeiros.

Ao chegar em Cingapura, em 2006, para assumir a direção da região Ásia e Pacífico da Microsoft, Emílio Umeoka, 46 anos, encontrou um local marcado pelo dinamismo e pela diversidade, com 20% da população de estrangeiros. “É um país que sabe que precisa inovar para continuar competindo”, diz Umeoka. “Seu povo vive com um senso de urgência, chamado de kiasu (medo de perder, em mandarim). Por isso, quer sempre avançar para garantir o futuro.”
  • Coreia do Sul
Criou uma forte cultura de colaboração entre institutos estatais e empresas. O governo quer tornar o país referência em tecnologia verde, com investimentos de US$ 35 bilhões e novas regulamentações que aceleram o processo de inovação.
  • Suíça
É forte na área farmacêutica, com empresas como Novartis e Roche. Com a Nestlé, está na fronteira da pesquisa alimentícia. Outro destaque é o setor financeiro.
  • Islândia
O governo criou um polo de inovação na capital, Reykjavik. Financia projetos de infraestrutura e de melhora na competitividade das empresas.
  • Irlanda
Empresas de tecnologia foram atraídas por seu sistema tributário enxuto e a oferta de bons profissionais.
  • Hong Kong
Com a volta à China, fábricas deram lugar a centros de logística e design. Tem uma força de trabalho de alto nível.
  • Finlândia
A União Europeia indica o país como líder em inovação no continente, por estar bem acima de seus pares. É sede da Nokia.
  • Estados Unidos
A crise abalou o país, mas continua importante polo de inovação por sediar empresas como Google, P&G e Wal-Mart. Boas universidades atraem estrangeiros.
  • Japão
A recessão é grave, mas companhias como a Mitsubishi, uma das primeiras a ter carros elétricos, continuam a inovar.
  • Suécia
Tem tradição em engenharia automobilística e em telecomunicações. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário