quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Agropecuária estarão abertas em 6 de junho

Com o tema "Inovação e Sustentabilidade", a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) terá início no segundo semestre de 2011. Mas o período de inscrições já está aí: os estudantes têm até 1º de julho para entrar na lista de participantes. Poderão se inscrever alunos da rede pública e privada, que cursam ensino técnico nas modalidades integrado, concomitante, ou subsequente, nas áreas de: agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia, agronegócio, alimentos e agroindústria.

Realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Obap é a primeira olimpíada a ser realizada por um Instituto Federal e é pioneira no tema. Tem por objetivo estimular a participação dos jovens em atividades de iniciação científica, para o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para sociedade brasileira benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta ainda, com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência.

Como funciona

A competição terá quatro etapas, sendo as três primeiras virtuais com avaliação de múltipla escolha nas áreas de agricultura e zootecnia. A última será presencial e participarão 50 equipes do ensino médio e concomitante e 10 equipes do ensino subsequente. Os alunos deverão apresentar a resolução de um estudo de caso, proposto pela comissão avaliadora, referente ao tema da Olimpíada. Com as notas individuais será feita uma média e somada à nota final da equipe.

Aproximadamente 300 alunos participarão, 250 do ensino médio integrado e concomitante e 50 do ensino subsequente. As equipes serão compostas por quatro alunos e um orientador. As 15 melhores equipes na modalidade ensino médio integrado ou concomitante e subsequente receberão medalhas, as três melhores no geral, na modalidade ensino médio integrado ou concomitante receberão troféus. Já a equipe classificada em 1º lugar participará em 2012 da IESO (Internacional Earth Science Olympiad),  competição anual de ciências da terra, que será realizada no Japão.


Inscrições no Site da OBAP: http://www.ifsuldeminas.edu.br/~obap/

Fonte: Ascom - IFSuldeminas

Nenhum comentário:

Postar um comentário