
Do acordo de cooperação, participou, também, a Diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Fátima Cabral. Os dois projetos serão preparados para serem submetidos à Rede Sistemas Brasileiros de Tecnologia (SIBRATEC) de Centros de Inovação em Vitinicultura. A dispõe de 10 milhões de reais para investimento de recursos não reembolsáveis nos estados que concentram as maiores áreas cultivadas com parreirais no Brasil: Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O SIBRATEC é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),que tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do segmento empresarial nacional. A reunião realizada no Escritório da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções de Petrolina (PE), começou a dar forma a uma cooperação que, de acordo com o Secretário de Irrigação do município, Newton Matsumoto, será muito benéfica para o desenvolvimento da região.
A vitivinicultura do submédio do vale do rio São Francisco, embora responda por mais de 90% das exportações de uva do Brasil, enfrenta um “panorama difícil”, segundo o empresário e vice-presidente da Valexport Ronald Torres de Mello. Para ele, os custos de produção são crescentes enquanto os valores que recebem pela venda no mercado externo se mantêmestáveis e só pioram com a variação do câmbio. “Assistimos hoje aofechamento de empresas que têm longa experiência de mercado e sólida competência gerencial. Precisamos aumentar nossa produtividade e sermos mais competitivos”, afirma Ronald.
Nenhum comentário:
Postar um comentário