terça-feira, 19 de abril de 2011

Crescem pedidos de patentes por microempresas e instituições de pesquisa

As microempresas e as instituições de ensino e pesquisa tiveram forte alta nos pedidos de patentes ao INPI nos últimos cinco anos. Para as instituições de pesquisa, as solicitações passaram de 53 para 276 entre 2006 e 2010, com aumento de 420%. No caso das microempresas, elas passaram de 199 para 288 em cinco anos, com variação de 44%.
Nos últimos cinco anos, praticamente todos os grupos tiveram aumento nos pedidos de patentes, com exceção das pessoas físicas, cujas solicitações caíram de 5.658 para 5.335. Empresas de pequeno porte, pessoas jurídicas, sociedades com intuito não econômico e órgãos públicos também tiveram crescimento. Já os microempreendedores individuais apareceram com 15 pedidos em 2010. Confira todas as informações na tabela abaixo.


Vale lembrar que um dos objetivos importantes do INPI é estimular o uso do sistema de Propriedade Industrial pelo empreendedores nacionais, o que mostra como o resultado acima é positivo. Vários grupos acima, como microempresas e instituições de ensino e pesquisa, possuem desconto de até 60% em suas tarifas. No caso das instituições de ensino, as Leis do Bem e de Inovação, junto com a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) tiveram papel importante neste crescimento.

Por estado
O INPI divulga também a estatística de pedidos de patentes por estado em 2010 (os números são preliminares e, no Rio de Janeiro, estão incluídas as solicitações do exterior). Tiveram alta estados como Minas Gerais, São Paulo, Acre, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Espírito Santo e Santa Catarina.

Confira abaixo a estatística desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário