quinta-feira, 31 de março de 2011

As grandes idéias de empresas nacionais

Bom dia queridos e queridas, segue abaixo lista com as 10 grandes idéias lançadas por empresas nacionais nos últimos anos, segundo dez dos maiores especialistas em inovação no país

1º - Aeronaves da família 170/190, da Embraer
Principal mérito: ocupou um nicho inexplorado, o mercado de 70 a 110 assentos. Desde o lançamento do produto, em 1999, foram vendidos mais de 400 modelos



2º - Sistema bicombustível da Volkswagen
Principal mérito: mudou completamente o mercado de automóveis no Brasil. Hoje, mais da metade dos carros produzidos no país tem o sistema bicombustível



3º - Soja para baixas latitudes, da Embrapa
Principal mérito: sementes desenvolvidas pela empresa permitiram o cultivo na região do cerrado, que responde hoje por 40% da produção de grãos do país


4º - Água-de-coco em caixinha da One
Principal mérito: aumentou as exportações do produto para os Estados Unidos ao posicioná-lo como um dos concorrentes do Gatorade no mercado de bebidas energéticas


5º - Ecosport, lançado pela Ford
Principal mérito: foi o primeiro carro no estilo off-road lançado no país com preço mais acessível que o dos modelos importados

6º - Chapas de aço pré-pintadas, da CSN
Principal mérito: o produto possibilita aos clientes ganhos de produtividade, economia de custo de processo e redução de estoque
7º - Exploração em águas profundas, da Petrobras
Principal mérito: a tecnologia contribuiu decisivamente para deixar o país próximo da autosuficiência em petróleo e é exportada hoje para outros paíse

8º - Sabão em pó ala, da Unilever
Principal mérito: exemplo de sucesso de um produto feito com fórmula e preço sob medida para um mercado específico (no caso, o Nordeste brasileiro)
        
          9º - Software anti-spam da Safestmail
          Principal mérito: simples de instalar e integrado ao sistema Outlook, tornou-se um dos programas do    gênero mais baixados pelos usuários de internet no Brasil
10º - Abertura de latas ploc-off, da Brasilata
Principal mérito: além de facilitar o manuseio para os consumidores, a tecnologia permite economia de materiais na confecção de embalagens


quarta-feira, 30 de março de 2011

Jornal da Inovação 2 edição

Queridos alunos e amigos, o Jornal da Inovação encontra-se na 2ª edição, segue abaixo o link para acessa-lo:

Jornal da Inovação 2 edição


Aguardamos sugestões de temas e assuntos importantes/interessantes para a próxima edição.

Formação profissional é principal gargalo para a inovação no Brasil

A falta de pessoas preparadas para inovar é um dos principais gargalos para o avanço da inovação tecnológica no Brasil. A avaliação é do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota.
Segundo o secretário "O investimento bem-sucedido em inovação aumenta a produtividade; cria novos produtos para as empresas e para o País, gera mais e melhores empregos; amplia a competitividade nos mercados globais e soluciona problemas da sociedade em áreas como saúde, meio ambiente, defesa e complexos urbanos".
Embora o Brasil tenha hoje mais de 100 mil pesquisadores e a maior e mais qualificada comunidade de Ciência e Tecnologia da América Latina, ainda é preciso fazer com que esse conhecimento resulte em inovação. Para isso, além da integração entre academias e empresas, outro gargalo a ser superado é a ampliação do investimento por parte do setor empresarial.
O governo investe 0,59% do Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), enquanto o setor empresarial é responsável por 0,5%. "Nos países avançados, mais de 70% dos dispêndios são realizados pelas empresas. Só as grandes empresas investem 60% do total aplicado em pesquisa e desenvolvimento no mundo".
O secretário aponta, entre os motivos para essa realidade brasileira, a falta de cultura empresarial e de políticas governamentais. De acordo com ele, um cenário em processo de mudança nos últimos anos, por conta da criação de novos mecanismos de incentivo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

As dez maiores invenções da história

1) Roda – Registros indicam que a roda nasceu há mais de 5 mil anos na Ásia. Pesquisadores apontam que a data mais antiga foi em 3.500 a.C, na Suméria, nas ruínas da cidade de Ur, onde foi achada uma placa de argila. Usado em transportes, máquinas e diversas outras ferramentas do dia-a-dia, o objeto diminui a fricção entre dois ou mais pontos em uma superfície, facilitando sua locomoção. Acredita-se que a primeira roda foi feita do tronco de uma árvore.
2) Avião – A história da aviação começou com os irmãos Wiilbur e Orville Wright em 1903, na Carolina do Norte, nos EUA. Em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14 bis, em Paris.
3) Lâmpada – Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente no dia 21 de outrubro de 1879. Como desafio, o cientista deveria fazer a combustão do oxigênio mais rápida e duradoura. Finalmente, usando uma haste de carbono aquecido, ele conseguiu a emissão da luz, que ficou ligada por mais de 40 horas seguidas.
4) Internet – A internet nasceu na década de 1969, quando a Arpanet ligou universidades como um experimento militar. Nos anos 1980, as redes locais e instituições científicas começaram a se conectar com a Arpanet. Em 1992, se estabeleceu a rede mundial, World Wide Web (www), e no ano seguinte o primeiro navegador fica disponível no mercado, o Mosaic.
5) Computador – O primeiro computador digital eletrônico do mundo foi criado em 1946, por John Presper Eckert e John W. Mauchlym, dois cientistas norte-americanos. O Electrical Numerical Integrator and Calculator (ENIAC) realizava 5 mil operações por segundo.

6) Telefone – Em 1875, o escocês Alexander Graham Bell inventou o telefone. Durante uma experiência com um telégrafo harmônico, com seu assistente Thomas Watson, foi emitido um som diferente, que foi ouvido por Bell do outro lado da linha. A primeira transmissão elétrica foi emitida no ano seguinte, quando a invenção foi patenteada.
7) Penicilina – Em 1928, o escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina quando desenvolvia pesquisas sobre estafilococos. Ao sair de férias, esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos no seu laboratório. Quando chegou, um novo fungo havia se formado, o Penicillium, de onde se extraiu a penicilina. A descoberta foi fundamental para a criação de antibióticos, o que diminui o número de mortes por doenças infecciosas.
8 ) iPhone foi criado em 2007 pela Apple Inc. Com linha de internet e diversas ferramentas multimídia, o celular tem função touchscreen (sensível ao toque). O iPhone está na sua terceira geração.
9) Vaso Sanitário – O vaso sanitário surgiu no Egito, por volta de 2100 a.C, quando foram criadas as primeiras latrinas para se sentar. Em 1668, o Comissariado de Polícia de Paris emitiu um decreto que todas as casas deveriam ter um vaso sanitário dentro de suas casas.

10) Motor de combustão - O inventor do motor de combustão interna foi o alemão Nikolaus August Otto. A pesquisa começou em 1862, e cinco anos depois ele ganhou uma medalha de ouro por seu motor que comprimia a mistura do combustível e ar, antes de queimar. A máquina térmica transforma a energia proveniente de uma reação  química em energia mecânica, que revolucionou os meios de transporte.